28 de maio de 2007

Um Brasil que poucos conhecem

O Brasil é um país de dimensões tão vastas que é quase impossível conhecer todas as suas idiossincrasias. Minha amiga de longa data, a educadora Gláucia Melasso, diretora do Movimento de Educação de Base, relata no artigo abaixo uma insólita experiência pela qual passou numa reserva indígena.

A constatação da miséria encontrada é mais um triste capítulo história da desigualdade social que reina no Brasil. Todavia, o texto expressa claramente o trabalho árduo de educadores que ousam aventurar-se por regiões pobres que ainda necessitam de muitos esforços governamentais e privados para erradicar o analfabetismo.


Onde estávamos no dia 8 de setembro próximo passado

por Gláucia Melasso *


No dia 08 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. Entretanto, o MEB (Movimento de Educação de Base), organização que dirijo, só foi se dar conta do significado da data quando o dia quase anunciava seu fim. A nossa equipe pedagógica encontrava-se acampada na Reserva Indígena dos Xacriabás, fazendo visitas a turmas de alfabetização de jovens e adultos, entrevistas e fotografias da realidade local e algumas reuniões com alfabetizadores e supervisores atuantes. Passamos, então, a fazer o relato de nossa experiência nos dias 07 e 08 de setembro:

"Guernica", de Pablo Picasso, 1937

7 de setembro, 12h30
Crianças e animais correndo pela terra seca e vermelha, sem vegetação, homens e mulheres vestindo calças jeans e camisetas bastante rotas e chinelos de plástico, pequenas construções de alvenaria, alguns barracos, uma pequena escola e duas mercearias, passavam a impressão de que estávamos chegando em mais uma zona pobre de periferia urbana e nunca em uma Reserva Indígena.

O meio-dia quente e poeirento na sede da Reserva lembrava Guernica de Picasso. Não que o ambiente fosse hostil a ponto de lembrar uma guerra, mas a associação com tristeza, desolação e falta de perspectivas deixava a impressão do dia seguinte de um campo de batalha.

Leia a continuação do artigo clicando aqui

* Gláucia Melasso, educadora, é diretora do Movimento de Educação de Base (MEB) e atua como assessora de Planejamento e Relações Institucionais.

gláucia

Nenhum comentário: