23 de maio de 2007

Nossos leitores

Tal qual o nosso blog - que procura tratar de assuntos de áreas diversas - o perfil de nossos leitores também é bastante variado, consideradas as suas áreas de atuação, idade e interesses. Porém, todos têm algo em comum: desejam um Brasil e um mundo melhores, e querem fazer algo para que esse anseio não permaneça somente como frase de efeito.

mayer
FRANCISCO GUIMARÃES (42), empresário, e detentor de uma das melhores memórias que já conheci – é um HD ambulante – destacou uma matéria da revista VEJA, da qual tenho vaga lembrança, que produzia os seguintes dados: 70-80% dos brasileiros (pode-se confiar nos números de Xico!) não lembram em quem votaram. Sugeriu à Folha, por carta dirigida à redação, que adotasse medida semelhante à do Miami Herald, da Flórida, que publica diariamente “como senadores e deputados distritais tinham votado nos assuntos do dia anterior, em suas respectivas Casas”.

A idéia é excelente e, a partir de agora, iniciaremos uma campanha para que a população, através dos maiores órgãos da imprensa, acompanhe os trabalhos dos parlamentares nos três níveis do legislativo (Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional). O caminho para viabilizar essa iniciativa consta na parte final desse post, sob o título “Fundação”.

Outra sugestão de Guimarães será acatada: a busca por um “Sarkozy brasileiro”. A coligação que apoiou o candidato Geraldo Alckmin para a Presidência nas últimas eleições teve vergonha de defender a privatização e a diminuição da interferência do estado na economia. O estado não consegue nem solucionar os problemas com corrupção, saúde, educação e segurança, mas adora administrar cabides de emprego estatais para distribuí-los entre sua corja.
mayer
HAMER NASTASY (32), doutor em Psiquiatria e graduando em Filosofia pela USP, ofereceu apoio a nossa iniciativa de buscar soluções e alternativas para o problema enfrentado pela Universidade de São Paulo, principalmente a FFLCH.

Nosso colega de curso classifica a “ocupação da reitoria” da Universidade, por parte de um grupo de pseudo-estudantes, militantes de partidos políticos extremistas, como atitude inglória: “produzem mais calor do que luz, estão aderidos a modelos antiquados e já, repetidas vezes, reconhecidos por sua ineficiência”.

Bandeiras vermelhas durante protesto de 'estudantes' na av. Paulista

A participação de Nastasy, com seu lúcido diagnóstico sobre a má formação – no lugar da simples falta de informação – dos manifestantes, será de fundamental importância para a condução da universidade para um novo horizonte. Espero que aceite participar desse grande projeto para a educação em nosso país.
mayer
GABRIEL SOUZA (24), estudante de Letras da USP, um verdadeiro cético em relação às boas intenções de nossos governantes, diversas vezes se manifestou em nosso blog e contribuiu para oferecer pautas para nossos artigos. Mostrou-se indignado com a medida da Câmara Municipal de São Paulo, de criar projeto que elevou substancialmente as despesas dos gabinetes dos vereadores.

Souza participa ativamente da campanha pela “Lei Cidade Limpa” e é seu o crédito pelas diversas fotos tiradas do escritório político - e da excrescência - do deputado Campos Machado (PTB), na avenida Nove de Julho, caminho pelo qual passa quase todos os dias em direção do campus Butantã da USP.
mayer
RON GROO (33), despachante Documentalista, é um leitor que se tornou comentarista freqüente de nosso blog – participação que retribuímos com muito prazer, dado nosso gosto pela literatura, pelo esporte automotor e pelo bom humor. Nem sempre nossas opiniões coincidem, a exemplo do que ocorre com o leitor Gabriel Souza, mas essa diferença contribui extraordinariamente para o nosso aperfeiçoamento.

Seguindo a linha do que comentava Guimarães (ver acima), Groo nos dá exemplos de democracias nas quais os representantes do povo não são remunerados. O exercício da função pública, naturalmente, deve ser executada somente por aqueles que desejam o bem da sociedade e não por aqueles que visam exclusivamente ao próprio bolso.

Ron Groo repudia, como nós e quase a toda a civilização mundial, o horror praticado pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush. Também é cético em relação às iniciativas dos governadores dos três maiores estados da federação, SP, RJ e MG. Essa reprovação nos remete para uma posição de alerta ainda maior, com escopo de não nos iludirmos facilmente com medidas governamentais sem consistência.
mayer
GLÁUCIA MELASSO (39), assessora de Planejamento e Relações Institucionais, nos agraciou com um comentário proveniente de Brasília. Como diz nosso banner principal, procuramos fazer uma análise dos fatos do Brasil e do mundo sob um “prisma liberal”, com o qual nossa amiga e leitora não se entusiasma muito, mas nos incentiva a aperfeiçoar sempre no que concerne à “dinamicidade do noticiário” e à “maturidade dos comentários”.
mayer
ALEXANDRE ZUM
(40), engenheiro, recebeu com alegria a notícia de que a Policia Federal realiza um belo trabalho de caça aos corruptos, bem como pelo fato de o Brasil, talvez, conquistar o investment grade das agências de classificação de risco país.
mayer
COSTA JR. (...), professor de (...), destacado defensor da “liberdade de expressão” e “dos direitos democráticos” não concorda com a nossa posição em defesa da descriminalização do aborto, mas debateu respeitosamente a questão em seu blog e nos incentiva a ver sempre o outro lado da questão. As notícias que publica no blog Notícias do Planalto também são sempre atualizadas e têm a característica de denunciar desmandos dos políticos, de pertinho da fonte, no Planalto Central.
mayer
FELIPE MACIEL
(18), estudante, ensinou a criar uma enquête (que estreamos hoje) para o blog e contribui para que nos mantenhamos atualizados em nosso esporte preferido, a Fórmula 1, ao que retribuímos com algumas informações e notícias da política, da economia e do mundo - de um modo nem tão light quanto são as notícias do esporte.
mayer
RICARDO PIRES (41), comandante da Aeronáutica, chamou nossa atenção para a questão da "soberania nacional", assunto importante a respeito do qual ainda escreveremos um artigo. Vamos ver qual será a visão de um autêntico representante das Forças Armadas, em tempos de democracia.
mayer
E tantos leitores que aqui chamamos carinhosamente de OUTROS que nos enviam e-mails de incentivo e ANÔNIMOS de todas as partes do Brasil e do mundo, visualizados pelo Site Meter (que indica as visitas recebidas pelo blog) que, esperamos, com o tempo, conquistemos para também postarem os seus comentários.
mayer

FUNDAÇÃO

Seguindo sugestão de Reinaldo de Azevedo, colunista de VEJA, a partir dos próximos dias, vamos nos empenhar na criação de um "DataUSP", uma fundação vinculada à FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), conforme anunciamos em nosso post "A crise na USP", em 19/05 (leia o artigo clicando aqui).

Uma das atividades da Fundação será o acompanhamento constante de todas as atividades parlamentares, com fornecimento das informações para os maiores órgãos da imprensa nacional, além da veiculação dos dados, de forma didática, em site na Internet.

Outra ocupação (está na moda!) do "DataUSP" será a tradução de livros, atividade na qual o Brasil é extremamente carente, considerado o acervo de obras importantes traduzidas para a Língua Portuguesa. A situação é vergonhosa, se comparada com o número de boas traduções para o espanhol.

Naturalmente, já temos um elenco bastante largo de atividades com as quais a Fundação poderá se preocupar (nem todas descritas aqui), bem como as fontes de financiamento, ávidas pelo trabalho que será executado por estudantes e profissionais das áreas de Ciências Sociais, Geografia, História, Filosofia, Letras, Biblioteconomia etc.

A sugestão de integrar o IME, Instituto de Matemática e Estatística, bem como a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - dois órgãos da Universidade de São Paulo -, como sugere Reinaldo de Azevedo, será estudada com muito carinho, de tal forma que se obtenha total êxito na empreitada.

mayer

6 comentários:

yashuwa disse...

Hello,
yashuwa.blogspot.com

Felipe Maciel disse...

Acho que é muita humildade sua elogiar meus textos, você nasceu para escrever, é brilhante!
Excelente a idéia de publicar um post sobre os leitores, mas o mais interessante é a forma suscinta de descrever cada um, genial, Marcus!

Votei em 'todos' na enquete, afinal, você escreve tão bem, de forma tão esclarecedora sobre todos esses assuntos, que torna tudo interessante.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcus,de minha parte só agradecimentos. Sustento que a diferença de posições entre nós não é conflitante, visto que numa democracia, por mais grega que seja a palavra, as posições devem conviver em harmonia. Esclareço que de forma alguma sou "esquerdista". Minha coloração politica é verde e amarela com tendencias azuis e brancas. Me interessam (boas) idéias de bons homens, indiferente de agremiação A,B ou C. Sou cético sim, quanto aos três pilares Psdebistas que você citou, mas apenas por já saber como trabalha este partido.
No campo pessoal tenho 33 anos, sou despachante documentalista e fotos são coisas que gosto muito, dos outros.
Abraços Marcus, e este fim de semana quando eu estiver em Jundiai, e tomar um Merlot lembrarei de você e com minha esposa erguerei um brinde.
Ronaldo Araujo, o homem por trás do Groo.

Gabriel Souza disse...

Caro Marcus

Poderia ter colocado uma foto melhor né? Hahahaha

Não vai acreditar: vi alguém falando sobre uma fundação para a FFLCH na comunidade da Letras no orkut... Acho que deve levar muito a sério esta idéia... pode contar comigo desde já!

Abraço!

Liberlivro Editora disse...

Olá Marcus!
Vc foi muito condescendente! Não tenho 39 anos há muito... Estou, como todos de nossa turma, com 42, caminhando para os 43...
Quanto a postar um artigo meu. Ficaria muito feliz! Vou te mandar um "escrito" que já tem um tempo, mas que reflete bastante o tipo de atividade que venho desenvolvendo!
Abraço grande, Gláucia Melasso

Zé Costa disse...

Agradeço a lembrança, mas a bem da verdade, esclareço aos seus leitores que sou absolutamente pequeno para merecer essas lisonjas.

um abraço.

PS: Estou meio ocupado, são as provas, as aulas, essas coisas de gente simples que precisa trabalhar para sobreviver.