18 de junho de 2007

WEEKLY NEWS 18. JUN. 2007
mayer


ESSES AMORES...
Lembrando o episódio anterior, da tentativa da base governista em preservar o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), e agora, de inocentar o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), em discurso proferido na Câmara dos Deputados, advertiu: "O presidente Lula parece insaciável. Alimentado pela impunidade que o beneficia e a seus comparsas, em face da roubalheira vigente, ataca em outras áreas como que a desafiar as instituições. Quer desqualificar as instituições, destinando-lhes o mesmo tratamento concedido ao seu notório irmão Vavá".

Fotomontagem: Sen. Epitácio Cafeteira (PMDB-MA)
PIZZARIA
A comprovação da corrupção praticada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dependerá do grau da perícia que será feita nos documentos que apresentou à comissão do Conselho de Ética. Uma investigação superficial poderá até provar a autenticidade dos documentos - o que não quer dizer nada. Contudo, uma perícia um pouco mais detalhada, executada pela Polícia Federal e por fiscais da Receita, certamente, apontaria os crimes fartamente divulgados pela Rede Globo e pela revista Veja. Com a palavra, os pizzaiolos do Senado Federal.
mayer
SEM MÁSCARA – 1
A apuração de denúncias pela comissão do Conselho de Ética do Senado está servindo, ao menos, para que a população conheça um pouco melhor alguns dos representantes do povo na câmara alta do Parlamento brasileiro. Durante a última semana, enquanto corriam as denúncias contra o senador Renan Calheiros, o atualíssimo blog Minuto Político, do jornalista Lúcio Lopes, radiografou muito bem a biografia dos senadores. Clique sobre o link para ler as notícias de hoje.
mayer

SEM MÁSCARA – 2

O blog mostrou que Sibá Machado (PT-AC) – suplente da senadora Marina Silva, ministra do Meio Ambiente -, escolhido como presidente da comissão, além de não ter voto, não tem compromissos com o moral. Está lá, exclusivamente, a serviço do senador Renan Calheiros e do governo que os dois representam. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), por seu lado, utiliza-se da grande experiência que angariou defendendo mensaleiros para colocar seus serviços à disposição do presidente da Casa. Quem se salva nesse meio, segundo o Minuto Político, é o senador Jefferson Peres (PDT-AM).
Prefeito César Maia (DEM-RJ) / Crédito: Veja Rio mayermayermayer
PREFEITO VERDE
Além de construtoras, donos de imóveis residenciais e comerciais que tenham implantado “medidas de eficiência energética” serão recompensados pela prefeitura do Rio de Janeiro. A essas edificações será concedido um selo verde e seu entorno terá prioridade de tratamento urbanístico. “As edificações destacadas serão prioritariamente atendidas pelos serviços públicos, garantindo a máxima qualidade urbana”, afirmou o prefeito César Maia (DEM) ao jornal O Globo. “Essa é uma contribuição da prefeitura para diminuir o aquecimento global”, acrescentou.
1.300 grávidas em Portugal / Créd.: Bruno S. Castanheira
RECORDE DE GRÁVIDAS
Mais de mil e trezentas mulheres entraram para o Guinness ao participar, no domingo, em Oeiras, Portugal, da maior concentração mundial de grávidas. As futuras mamães tiveram de manter-se alinhadas durante 10 minutos para que o recorde fosse validado. A iniciativa foi destinada a colocar o problema da baixa natalidade portuguesa na agenda política, informou a Agência Lusa.
mayer
INFERNO

O Fatah, grupo palestino liderado pelo presidente palestino Mahmud Abbas, foi expulso da Faixa de Gaza por militantes da organização rival, o Hamas, depois de uma semana marcada por intensos confrontos, que deixaram pelo menos cem mortos.
mayer

LUZ NO INFERNO – 1
O presidente palestino, Abbas, anunciou uma série de medidas que visam a fortalecer o novo governo – e que não conta com a participação da corrente palestina rival, o Hamas, que domina a Faixa de Gaza. O gabinete, liderado pelo novo primeiro-ministro, o economista Salam Fayyad ganhou poderes para governar sem a aprovação do Parlamento, dominado pelo Hamas. Abbas também decretou a ilegalidade das forças armadas controladas pelo grupo que ele chamou de "milícias do Hamas".
mayer

LUZ NO INFERNO – 2

"Um governo palestino que não é um governo do Hamas é um parceiro e vamos cooperar", disse o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert a jornalistas antes de embarcar para uma viagem aos Estados Unidos, onde deve se encontrar com o presidente americano George W. Bush. Olmert acrescentou que existe uma "nova oportunidade... que não tivemos por muito tempo".
mayer

PERIGO NO INFERNO

O Hamas, por sua vez, afirmou que o novo governo é ilegal. “Este governo não é nacional, pois ignorou o consenso nacional palestino”, disse o porta-voz da facção, Sami Abu Zuhri. "O governo de união nacional não apenas era estabelecido pela lei como também por meio do consenso nacional e um acordo entre Hamas e Fatah", afirmou.
mayer

TUBARÃO DO BEM
Mais conhecidos por seu poder mortal, os tubarões podem acabar salvando vidas, através de novas técnicas que usam o sistema imunológico dos predadores para criar medicamentos de combate ao câncer. A inovação está sendo desenvolvida pela Aberdeen University, na Escócia, com o apoio da empresa de biotecnologia escocesa Haptogen, que surgiu na própria instituição em 2002, e pode começar a ser testada em pessoas nos próximos quatro anos.
Leia mais no site da BBC Brasil
mayer

F1 U.S. GRAND PRIX
O britânico Lewis Hamilton (foto) disse em entrevista, após vencer o GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, que o grande sonho de sua passagem pela Fórmula 1 seria, alguma vez, conseguir chegar ao pódio. Jamais imaginou que estaria lá em todas as sete corridas em sua temporada de estréia. Hamilton disparou na liderança do campeonato de 2007, distanciando-se em 10 pontos do segundo colocado, Fernando Alonso, que marcou 48. Felipe Massa, com 39 pontos, é o terceiro colocado, e Rubens Barrichello ocupa a 18ª posição, sem ainda ter marcado nenhum ponto.
mayer
O OUTRO SHOW DA F1
Os fãs da Fórmula 1, certamente, participam de dois shows quando assistem às transmissões da Rede Globo nos domingos de corrida: o primeiro é o dos pilotos; o outro, nem sempre tão apreciado, é o da narração de Galvão Bueno. O Blog F-1, do ótimo comentarista Felipe Maciel, traz nas segundas-feiras após os GPs, um apanhado de pérolas, como esta, do diálogo entre Galvão Bueno e Luciano Burti, durante uma transmissão:
– Você correu aqui?
– Já, em 2001.
– Bateu?
– Não, cheguei em 8º.
– Ah, então foi bem! Marcou ponto...
mayer

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Marcus, correria de segunda-feira...Só tive tempo de entrar agora nos blogs e começar a ler com atenção.

Esses amores: como disse Cristo, perdoai eles não sabem o que dizem.
Os Democratas mudaram de nome, mas em sua esencia são o mesmo PFL de sempre. Mas o que esperar da oposião se não que ela faça seu papel: se opor? Esperamos que o caso do primeiro irmão que está mais para "mal-caratismo" do que pra corrupção endemica seja resolvido e punido quem de direito, como numa democrácia séria.

Pizzaria:Acho curioso um réu ser julgado pelos seu pares. Oras, você condenaria um professor amigo seu por ensinar? Duvido que os senadores (poucas exessões) cassem alguém por fazer o que é pratica comum entre eles. Fico pessimista.

Sem máscara:Vou ler o blog que indicou com calma mais tarde. Mas será dificil que ele tenha conseguido pequenas biografias com fichas tão extensas. RS

Sem máscara 2:Este tópico corrobora com o que disse acima, culpado julgando culpado.

Prefeito verde:Não entendi. Não seria melhor urbanizar toda a cidade para que se tenha uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos? Assim incentivando para que se preocupem mais com o meio ambiente e com a economia de energia? Bem e que entendo eu disto.

Recorde de gravidas:Imagino o barulho infernaldo que estas 1300 mulheres fizeram ao ficar comentando seus assuntos: Pré-natal, enxoval...coitado do fotografo e dos homens do guines!

Inferno,luz e perigo: Assunto espinhudo este...Pelo menos um passo foi dado, que a ONU de outro e garanta que Israel não se intrometa na autonomia palestina. Ma se não ouver bom senso...(coisa rara naquelas bandas)

F1 grandprix e ou outro show. Bela corrida e meu voto para que Felipe Maciel seja o biografo oficial de GB quando este se for...Vai ser hilário.

Tenho me mantido mais informado por este blog do que os jornais...E Marcus, eu aceito o desafio, vou começar a escrever e logo te devolvo o email. Obrigado.
Ron Groo

Felipe Maciel disse...

Tem cada recorde esquisito...

Lendo a parte do tubarão, apenas pensei: "quando o Brasil vai resolver investir na ciência com decência?" São inúmeros profissionais que "fogem" do país todo ano e isso não é de hoje. Se o país almeja conquistar um lugar de destaque, deveria investir nessa área. Os EUA, por exemplo, detêm a maior parte das patentes do mundo. Os japoneses dispensam comentários. Não estou dizendo que deveríamos estar entres os primeiros, apenas deveríamos investir. Acredito que haja um bom potencial por aqui.

Considero uma boa atitude a de César Maia, mas apenas isso. Boa, nada mais. Será que não havia nada melhor para se fazer?!

Esse Hamilton tem um talento impressionante. No início da temporada, todos imaginavam que a disputa ficaria entre Kimi, Massa e Alonso. Agora, a maioria aposta no novato, que guia como um campeão. Já está sendo comparado a Schumacher e Senna, inclusive.

Marcus, obrigado pelo link!
Fico feliz por ter mudado sua forma de pensar sobre o Galvão. Nunca fiz esse post por mal, pelo contrário, foi para explorar o lado bom das inúmeras falhas que ele comete. Não devemos encará-lo como um chato, e sim como uma figuraça.

Abraços

Felipe Maciel disse...

Ah, eu ia esquecendo... O Groo também é uma figuraça, não? Biógrafo... só me falatava essa
huahauhauahuauhahauh

Felipão disse...

Eu não sei Marcus, como um povo tão evoluido culturalmente como os catarinenses, se prezam a eleger essa senhora para o Senado. Além de prestar serviço contra a população, consegue bater a nossa amiga Marta em arrogância.

E esse negócio vai terminar em pizza mesmo (mais uma)...

Marcus Mayer disse...

Caros amigos,

fico, realmente, muito feliz com todos esses comentários. Não pelo simples fato de receber uma visita, mas pela inteligência que noto nas observações de cada um. No começo do blog tinha uma espécie de pauta pré-programada para os posts e artigos. Acabei engavetando a maioria. Por que? - Porque vocês dão o norte ao blog!

Vou ser breve nessa resposta pois todos os comentários serão, certamente, tema dos próximos artigos. Resumindo, ciência e tecnologia: foi assim que a Coréia do Sul conseguiu transformar sua sociedade agrária em sociedade industrial com recordes de registro de patentes.

As iniciativas dos gestores municipais têm uma relação direta com a nossa qualidade de vida. Desde a antiga Grécia, o contato do "demos" com o "kratos" se deu nas "polis". As guerras infindáveis, o problema da corrupção, o desnível demográfico... há lugares nos quais não cabe mais gente (Gaza) e outros nos quais os governos precisam incentivar a reposição da população.

Enfim, há tanta coisa para escrever... e, naturalmente, essa resposta não é um novo post.

Muitíssimo obrigado, amigos!

Mauro Cesar Costa disse...

Pizzaria
Apenas mais uma C.P.Izza, Os nobres Deputados deveriam ater-se à suas funções legislativas e deixarem as investigações a cargo da policia. Essas C.P.Izza’s servem apenas de vitrine para os mesmos aparecerem mais tempo na mídia.

Sem máscara II: O Sen. Jéferson “Biff” Perez é um dos raros POLÍTICOS que nos restam. Assim quero acreditar.

F1 U.S. Grand Prix
Para alegria de todos e loucura geral do Galvão, esse garoto com jeito de veterano veio no momento certo. Aos interessados no título de campeão só resta uma coisa: “Pé na tábua”!!!!

O outro show da F1
Sempre um ótimo texto, o Maciel é realmente.... Incrível como ele consegue prestar atenção na corrida e nas bobeiras do Gágá Bueno. E como disse o amigo Groo já dá um belo livro. E eu já estou na fila para a seção de autógrafos.

Marcus Mayer disse...

Caro Mauro Cesar Costa:

gostei muito dessa forma "CPIzza"! Concordo plenamente com as suas observações. As comissões viram palanque e o que se observa é um revezamento entre aqueles que "investigam" e esses que são réus. É um festival de caras-de-pau. Lamentável.

Ao menos a F1 consegue nos dar alegrias, sobretudo, depois de constatar que a "tragédia Senna" seria menos provável nos dias atuais.

Muito obrigado pela visita e pelos comentários!

Anônimo disse...

Não atualizou né? Deve estar bem ocupado...Tudo bem. Quanto tiver tempo passa lá no Bliggroo e dá uma lidinha na crônica sobre O CDplayer de Hamilton...
Abraços Marcus...
Groo

Lúcio Lopes disse...

Caro Marcus Mayer:
Enquanto sua nova coluna não é editada, e como sei que seus leitores gostam de F1, eis um ótimo artigo da Reuters:

Presidente da Ferrari está insatisfeito com a Fórmula 1

Por Gilles Castonguay

MARANELLO (Reuters) - O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, cuja equipe está 35 pontos atrás da McLaren no Mundial de Fórmula 1, disse nesta quinta-feira que não está gostando da temporada devido às mudanças de regra.

"Eu não gosto muito, não gosto por muitos motivos", disse ele a repórteres durante evento de comemoração pelos 60 anos da montadora.

"Eles precisam mudar as regras de ultrapassagem, não gosto da regra do safety car", disse ele. "Não gosto porque não parece que as corridas são realmente disputadas por questões aerodinâmicas e está muito mais difícil de ultrapassar."

"Eu acredito que a Fórmula 1, que está alcançando bastante sucesso internacional com novos países e novos torcedores, deve rapidamente encarar os problemas e a Ferrari vai pressionar bastante", disse Montezemolo.

Para ele, há pouca diferença entre as duas principais equipes, apesar da vantagem da McLaren sobre a Ferrari, que ainda se ajusta após a saída do heptacampeão mundial Michael Schumacher.

O estreante britânico Lewis Hamilton lidera o campeonato pela McLaren após ter chegado no pódio nas sete corridas da temporada até o momento, incluindo as vitórias nas duas últimas provas, no Canadá e nos Estados Unidos.

Hamilton está 10 pontos à frente do companheiro de equipe e bicampeão mundial, Fernando Alonso, enquanto os pilotos da Ferrari Felipe Massa e Kimi Raikkonen estão em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O brasileiro Massa foi desclassificado no GP do Canadá por ter saído dos boxes com luz vermelha enquanto o safety car estava na pista.

"Estamos falando de dois ou três centésimos de segundo", disse Montezemolo sobre a diferença da Ferrari para a McLaren. "Temos que melhorar nesses milésimos de segundo aqui e ali para sermos competitivos."

"Agora temos que recuperar a competitividade que perdemos nos últimos dois meses."

(Texto de Mark Meadows)

Um abraço, Lúcio