27 de abril de 2007

EDITORIAL

Caro leitor:

Na próxima segunda-feira, dia 30, completaremos um mês de atividade. Nesse curto espaço de tempo, entre anônimos e conhecidos, a maior recompensa que obtivemos foi o comentário crítico. De acordo com o dicionário Houaiss, em sua primeira acepção, 'crítica' significa: “segundo a tradição, arte e habilidade de julgar a obra de um autor”.

Durante esse mês publicamos artigos que abordaram temas do cotidiano e procuramos acicatar o debate. Divulgamos avanços científicos e curiosidades, tratamos da questão da descriminalização do aborto, discorremos sobre o meio ambiente, analisamos aspectos da legislação e tecemos comentários sobre assuntos relativos à administração pública. Criticamos o "apagão aéreo" e defendemos a lei "Cidade Limpa” (de São Paulo). Religião e filosofia também ocuparam espaço para reflexão.

Divulgamos charges de artistas famosos e oferecemos links para artigos publicados em periódicos eletrônicos. Realizamos a tradução de textos inéditos em língua portuguesa – de revistas e de livros estrangeiros. Aos domingos, apresentamos a coluna “SUNDAY NEWS – Giro Rápido”, no intuito de permitir ao leitor inteirar-se, de forma resumida, de acontecimentos do Brasil e do mundo. Arriscamos até um pouco de nonsense poético.

Alguns amigos que visitaram o blog fizeram comentários elogiosos – em sua maioria, pessoalmente ou via e-mail. Felizmente, não houve ainda nenhum protesto mais acintoso quanto à apresentação ou ao conteúdo dos nossos textos. Assim mesmo, resolvemos aprimorar um pouco nosso layout e estabelecer algumas condutas. Como toda publicação, desejamos conquistar um público fiel de leitores.

Temos a absoluta convicção de que não será possível agradar sempre. Com efeito, esperamos, no mínimo, poder informar e incentivar o debate. Como professor, afirmo categoricamente: jamais aprendi mais do que com meus próprios alunos. Essa não é uma frase de efeito – revela a realidade e reconhece a importância dos interlocutores. Vale sempre lembrar o aforismo de Ralph Waldo Emerson: “Todo homem que encontro é superior a mim em algo; e nesse particular, aprendo com ele”.

Essa é a primeira vez que o titulo de um post é destacado em letras maiúsculas, pois trata de estabelecer um diálogo direto com o leitor. Um editorial expressa o ponto de vista de um redator-chefe ou de uma empresa jornalística. Assim, desejamos dar uma satisfação a respeito de nossas metas. Realizamos aqui, somente, um breve exercício de comunicação, mas a partir do momento no qual nosso trabalho se torna público, assumimos também responsabilidades.

Anunciamos, em destaque, uma ideologia democrata-liberal. Nossa oposição ao estatismo e às teses de esquerda “pré-queda do Muro de Berlim” é clara. Isso, porém, não significa a exclusão automática da parcela de leitores que comungue nos ideais ‘socializantes’, e que coadune identidade com a justiça social e com a diminuição do abismo que separa ricos e pobres, no Brasil e no mundo. Respeitamos boas intenções, contanto que os meios sejam sempre lícitos.

Ao aventurarmo-nos pela seara do jornalismo, escrevendo artigos e expressando opiniões, expomo-nos ao julgamento crítico. Na segunda acepção da palavra, o Houaiss define 'crítica' como “um exame racional, indiferente a preconceitos, convenções ou dogmas, tendo em vista algum juízo de valor”. É exatamente isso que esperamos de nossos caros leitores.

Assumimos compromisso com a atualização permanente, com a veracidade das informações e com a precisão dos dados divulgados. Somente quando não for possível publicar texto de nossa própria autoria, indicaremos matérias relevantes disponíveis na rede, através da sugestão de links.

Aproveitamos para reiterar convite para o envio de artigos e informações que julguem relevantes, enquadrados nos objetivos desse blog, que teremos a honra de publicar.

Boas leituras!


m

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcus,
Parabéns novamente pelo blog e seu primeiro de muitos meses de vida. Já sou leitor assíduo!
Abraços
Francisco Guimarães

Marcus Mayer disse...

Muito obrigado, Francisco. As suas observações, feitas pessoalmente, contribuiram para esse editorial e para a imediata correção das regras do blog, que impossibilitavam a publicação de comentários - sempre tão bem-vindos!

Durante a próxima semana, vamos apresentar uma breve radiografia da situação do Brasil, no mundo.

Forte abraço.