8 de junho de 2007

A contradição da imprensa

Ilustração: VP JORNAIS
Nosso blog está incentivando o contato com outras colunas de elevada qualidade editorial. Num momento tão triste da história brasileira, quando se observam jornalistas renomados defenderem de forma escancarada o governo, surge um pequeno alento: também há gente talentosa, às vezes sem tanta fama, mas que realiza um belo trabalho jornalístico.

É muito contraditório vislumbrar jornalistas aprovarem o desrespeito à liberdade de expressão. Pior ainda é observá-los quietos. Em vez de denunciarem fatos criminosos, fecham os olhos para a corrupção e prestam serviços - que não se sabe a troco de quê (?) - ao governo.

Mino Carta, da revista Carta Capital, está pagando a sua dívida com o governo, que injetou dinheiro na publicação através de anúncios milionários do Executivo e de estatais, em momento no qual estava prestes a fechar a redação de sua revista. Carta, jornalista inteligente, até gostaria de estar oposição, mas não pode trair a confiança do governo que o salvou da falência. Mino Carta escreve um blog no iG.

Luís Nassif, ex-Folha de S.Paulo, ex-UOL, parece ter esquecido todas as lições de economia e de ética em jornalismo. Sua atuação no jornal da Cultura, ao lado de Salete Lemos, visa única e exclusivamente a elogiar todas - todas (!) - as medidas do governo. Nassif transferiu seu blog para o portal iG.

Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, é outro que resolveu aderir de corpo e alma ao governo Lula da Silva. PHA escancarou de vez em seu blog, Conversa Afiada, no portal iG. Faz ótima companhia ao blig do chefe dos quarente ladrões, José Dirceu.

Flávio Gomes, o admirado colunista de automobilismo do site Grande Prêmio, decepcionou os seus leitores com o posicionamento em defesa do autoritarismo. Resolveu escrever um artigo elogiando o idiota latino-americano Hugo Chávez e, pior de tudo, aplaudindo o cerceamento à liberdade de imprensa. Inacreditável... Quem denunciou o fato foi o blogger Ron Groo. Melhor teria sido Gomes limitar-se ao esporte. Sua página, Blig do Gomes, está em acordo com a linha editorial dos outros bloggers do iG.
Leia aqui o artigo e as respostas agressivas e mal-educadas deixadas àqueles que manifestavam contrariedade. No texto há um link para outro jornalista do PT, Bob Fernandes.
Os governistas do IG: Luís Nassif, Mino Carta, Flávio Gomes, PHA e José Dirceu
SAIBA QUEM É O iG: "O proprietário do iG, detentor de 99,99% de seu capital, é uma empresa com sede no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, chamada Internet Group Cayman Ltd. É necessário transpor um complicado emaranhado de sociedades para se chegar a seus controladores, os grupos GP Investimentos, Andrade Gutierrez Telecomunicações e La Fonte. Em suma: todos os acionistas do iG Cayman são controladores da Telemar", informa o site Mundo Digital. Leia mais clicando aqui.

As tevês também estão infestadas por jornalistas que desrespeitam a imparcialidade. A Record, do 'bispo' Edir Macedo, 'proprietário' do PRB (Partido Republicano Brasileiro), legenda do vice-Presidente José Alencar, demitiu Boris Casoy pelas suas denúncias contra a ladroagem e contra o governo. A Bandeirantes é sócia de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha', filho do presidente da República. O diretor de jornalismo da emissora, Fernando Mitre, não esconde seu grande amor pelo governo e todos os seus 36 ministros.

A Rede Globo também está bastante satisfeita. O ministro das Organizações Globo, aliás, das Comunicações, Hélio Costa, aprovou o sistema de tevê digital escolhido pela emissora. Além disso, recorde-se de todo o empenho do BNDES para auxiliá-la em suas endividadas empresas de tevê a cabo. Felizmente, a rede ainda permite a William Waak, a Alexandre Garcia ou a Arnaldo Jabor falarem de vez em quando. Afinal, ela não pode se dar ao luxo da desmoralização, pois tem mais a perder do que as suas concorrentes.

Tornando ao que dizíamos no começo do post, alguns blogs de notícias permitem acessar boa informação. O respeito à liberdade de expressão deveria ser o valor mais caro a qualquer representante da imprensa.

O jornalista Lúcio Lopes (foto), editor do blog Minuto Político, apresenta uma coluna repleta de boas informações a respeito do que se passa no Planalto Central, e tem denunciado, através das notícias publicadas, todas as mazelas do governo e dos políticos. Para quem deseja ficar atualizado sobre o que acontece na politica nacional, num formato de clipping eletrônico, o Minuto Político é uma opção excelente, e que recomendo aos nossos leitores.

Foi através desse blog que conheci outros, de elevado nível editorial, como o da economista Adriana Vandoni, Prosa & Política, de onde o artigo a seguir foi extraído. Boas leituras.



O Presidente não é sério
por Giulio Sanmartini *


O marechal Humberto Castello Branco que foi o primeiro presidente do regime militar, ficou sabendo que seu irmão, chefe em uma grande repartição pública, havia recebido como presente de seus funcionários um automóvel. Mandou chamá-lo e explicou que um fato como aquele era intolerável e não podia acontecer. O irmão disse que não tinha problema, pois ao invés de gravatas, os seus funcionários haviam feito uma coleta e dado o carro, mas que ele devolveria o veículo, ao que Castello retrucou:
- Parece que você não está entendo, você já não tem mais o cargo porque já assinei tua demissão, o que estou pensando é como posso mandar te prender.
Presidente Castello Branco
Pois é, consta que o irmão de Lula, Genivaldo Vavá, está muito mais enrolado do que parecia no início, segundo a Polícia Federal ele estaria recebendo algo com R$ 3 mil do ex-deputado estadual do Paraná Nilton Cezar Servo, acusado de comandar uma organização criminosa para a exploração de caça-níqueis. Há ainda uma gravação de Servo, falando ao telefone com um terceiro e queixando-se que Vavá estava querendo receber mais que o combinado.

Para ler mais, clique aqui

* Giulio Sanmartini é jornalista e historiador, membro do
Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro. Trabalhou com
o filólogo Antônio Houaiss e é editor do Prosa & Política.



Abaixo segue o comentário que deixamos nos
blogs Minuto Político e Prosa & Política:

Humberto de Alencar Castello Branco foi um dos melhores presidentes que o Brasil teve. Lamentavelmente, os ideais da Revolução de 1964 foram contaminados pela "linha dura" e o Brasil foi impedido de restabelecer a democracia, como pretendia o marechal. Castello Branco se cercou de homens brilhantes como Otávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos - o último, o maior intelectual de nossa história.

Esse reconhecimento pelo governo de Castello Branco não é defesa do autoritarismo ou da ditadura. Muito pelo contrário, o que não se desejava na época era a instalação de uma ditadura sindicalista, nos moldes soviéticos. Castello Branco nada teve a ver com o desvio dos ideais democráticos da revolução.

Luís Inácio Lula da Silva, de contrapartida, já é o pior presidente de toda a história brasileira. "Nunca antes neste país" se viu tanta corrupção, "nunca antes neste país" se perderam tantas oportunidades para erradicar a pobreza, "nunca antes neste país" se aparelhou tanto o estado, "nunca antes neste país" se arrecadaram tantos impostos, "nunca antes neste país"...

Que fique claro: defendemos a ordem e a liberdade, que podem perfeitamente ser conjugadas. Castello Branco também pensava assim! (Leia-se o testemunho de Roberto Campos em sua obra biográfica "A Lanterna na Popa", a melhor lição de história do Brasil)

Lúcio Lopes, a inclusão desse texto em sua coluna foi mais uma ótima escolha - informa os seus leitores de que o Brasil já teve e pode ter pessoas decentes governando o País.


32 comentários:

Gabriel Souza disse...

Caro Marcus

Não conheço o Flavio Gomes pessoalmente, o que conheço da pessoa dele é através do blig. Não concordo com muitas das coisas que ele diz sobre política, como também não concordo com muitas das que você diz.

Acho que você exagerou ao colocá-lo como "governista". Quem lê o seu artigo acha que Gomes senta ao lado do Lula todo dia de manhã e toma café com o mesmo. Ele tem a ideologia dele e apenas comentou sobre isso.

Muitas vezes nos comentários lá no blig, a falta de educação parte das pessoas que comentam, e não do Flavio. Posso afirmar isso porque entro no blig diariamente. Ele ainda deixa os comentários lá. Imagine se algúém entrasse no seu blog e lhe xingasse ou fosse agressivo?

Também acho que exagerou no post anterior. Parece que nunca houve corrupção neste país. Lembre-se que antigamente era muito mais fácil "camuflar as notícias". Hoje, com a velocidade da internet, isso é bem mais difícil. Não estou defendendo o governo atual, só estou dizendo que sempre houve corrupção, independente de qual ideologia estava no poder. São todos "farinha do mesmo saco".

Desmoralização da Globo? E ela tem moral com quem??

Um último comentário: o texto do Bob Fernandes é interessante. Repare que ele critica Hugo Chavez num determinado momento do texto.

Já escrevi demais... por hoje é só!

Abraço!

Marcus Mayer disse...

Caro Gabriel,
obrigado pelo seu comentário e pelas observações. O
nosso espírito liberal e democrático prevê a crítica e a encara como altamente construtiva.

Fico honrado com a atenção que dedicou ao assunto, pois é tema de nossos costumeiros debates.

Observe, porém, Gabriel, que você está atribuindo ao meu texto coisas que não escrevi e isenta o "admirado colunista de automobilismo", Gomes, da responsabilidade de defender a liberdade de expressão.

Não classifiquei o Gomes como governista, mas defensor do ato autoritário do venezuelano Chávez e do cerceamento à liberdade de imprensa. Isso não é contraditório no exercício do jornalismo? Será que ele teria a mesma opinião se fosse reporter da RCTV?

E, sinceramente, Gabriel, se alguém aqui ingressasse com opiniões divergentes, como você costuma fazê-lo, agradeceria e, se conviesse, responderia com toda a educação que cabe. Todavia, se o texto fosse chulo ou impublicável, procuraria simplesmente apagá-lo. Não valeria a pena rebaixar-me ao nível de alguém que não soubesse debater.

O Gomes tem todo o direito de escrever e de responder aos comentários que fazem em sua coluna como considerar mais apropriado. Esse é o direito de expressão que defendo e que ele condena.

Aos demais jornalistas listados sim, atribuo aliança plena com o governo de Lula da Silva. Mas a crítica não ocorre pela aliança em si, mas pelo toma-lá-dá-cá desse pessoal. Não é uma simples questão de ideologia, mas de puro fisiologismo que tanto criticaram no passado.

Essa é a grande contradição da imprensa, como diz o titulo do post.

Para encerrar, aquele texto do Bob Fernandes faz apologia ao Hugo Chávez, como se ele fosse um grande democrata e vítima. Esse texto distorce a realidade! Tenha espírito crítico, mas não se deixe enganar tão facilmente.

Gabriel, a sua opinião é muito importante, mesmo que contrária, pois contribui para o esclarecimento. Escreva sempre!

Forte abraço.

Anônimo disse...

Bem, Como Marcus já disse ai em cima, não se trata de taxar ou não Gomes de "governista".
O texto do Gomes me deixou boquiaberto apenas por ser ele homem de imprensa (ainda que multimídia) e achar normal que se cale uma voz em contrario. Oras que diabos de democracia é esta que não permite voz a seus opositores. Particularmente votei em Lula, e imagine aqui se como Hugo ele resolvesse fechar a Folha durante a enorme campanha denunciatória do Mensalão? Se por um lado este governo (que ajudei a eleger) se mostra frágil na realização de suas propostas de governo e infelizmente engana adotando medidas paliativas no combate a pobreza e na manutenção da tão sonhada "justiça social" dando pequenas "esmolas" como a bolsa família e outros minguados caraminguás com outros nomes quaisquer, pelo menos não me envergonhou tentando calar a boca de quem contra ele se insurgia. Creio eu ser isto democracia.
Quanto aos outros órgãos e jornalistas citados, A Globo é e vai ser ainda durante muito tempo o apoio e a muleta de todo e qualquer governo que se instale em Brasília. Fisiologismo é nome disto?
A rede Record é um império construído a partir de estelionato branco, que se aproveita da boa fé de gente humilde que vê nos céus a única forma de aliviar suas dores e necessidades. (Ainda farei um post sobre este tema que me revira o estomago) E os jornalistas citados, menos Mino Carta, me parecem (apesar de suas credibilidades) assalariados. E só.
Mino Carta, da revista Carta Capital que sempre li com muito prazer é uma grande decepção, Mas pelo menos é integro em não morder a mão que o alimentou.

Marcus desculpa de novo a verborragia, e termino dizendo que o Lins não é meu heterônimo não, apesar de ser um amigo dileto e muito querido de infância. Mas a palavra certa para defini-lo também começa com H... Eu a uso muito em relação a ele, embora nem sempre ele goste...
Ron Groo.

Zé Costa disse...

Quando em 1524 os camponeses da Alemanha se revoltavam liderados por um fanático chamado Munzer, invocavam que seu líder maior era Lutero. Lutero, por sua vez, rechaçou o movimento, considerou-o herético e ficou do lado da nobreza alemã. Lutero estava certo! 500 anos depois, Milton Friedman cunhou a famosa frase que bem poderia servir a Lutero naqueles tempos: "Não existe almoço grátis!"

um abraço.

Felipão disse...

Você tem toda razão, Marcus. Por isso que deixei de ler as colunas dessas pessoas. A Globo é uma inimiga histórica e só assisto F1 lá porque sou obrigado. Gostaria até de deixar a dica, para que as pessoas assistam o documentário “Muito além do cidadão Keane” feito pela BBC de Londres e, que por muitos anos, a Globo conseguiu evitar que fosse transmitida aqui. Ela não contava que um dia a internet estivesse disponível para alguns sortudos.

Gabriel Souza disse...

Desculpe-me, mas foi o que entendi.
A legenda dizia: "Os governistas do IG" e entre eles estava o Flavio...

Sobre o banner, não sou contra a liberdade de imprensa nem na Venezuela e nem em lugar algum. Mas não quero colocar nada disso no meu blog.

Quanto a fundação, avise-me! Quero saber todos os detalhes desta empreitada. Mesmo que sejamos vistos como "demônios" depois... hahahahaha...

Felipe Midea, é possível encontrar esse documentário em algum lugar?? Sempre tive vontade de assisti-lo.

Abraço!

Anônimo disse...

Assino em baixo seu texto no comentário no Blig do Gomes. Aliás, eu comentei no começo uma segunda vez, depois de pesquisar na internet. Procure no youtube:
-hugo chavez censura rctv
-marcel granier habla sobre censura rctv
No primeiro, tem por exemplo, venezuelano dizendo que Chávez teria pedido a ele execução de jornalista.
Como eu comentei lá, foi uma derrapada sem tamanho do Flávio. Eu acredito que seja umas das maiores besteiras que eu já um jornalista cometer. E o pior é que eu o conheci pessoalmente e se trata de um cara super simpático, acessível e atencioso. E por causa dele, fiz amizades muito legais no automobilismo. Disse isso no comentário. E inclusive esses amigos estranharam o posicionamento dele. Parecia que não se tratar da mesma pessoa.
Aliás, da venho notado uma certa animosidade de determinados jornalistas em atacarem outros no lado pessoal gratuitamente. Uns dias antes foi a vereadora Soninha que no seu blog levantou a bola contra o Galvão Bueno. Crítica construtiva eu aceito e aprovo todas. Mas incitamentos pessoais... Não!!!
Não precisa ser contra time adversário ao meu, ou partido contrário ao meu... Não quero porque não constrói!!!
Fascismo? Ditadura? Aqui não!!!
Valeu, Marcus.
Obs; quer sugestão para documentário com humor:
Brazil, o filme, com o Robert de Niro
Tedaldo Buratti Jr.

Anônimo disse...

Prezado Mayer,

Li, postei e tive paciencia de ler todos os comentarios no blog do gomes, achei o seu muito sensato e atraves dele descobri seu blog.
Parabens pelo belo trabalho.
Gomes é como o PT...virou governo e mistura partido politico e governo.
Um excelente jornalista de automobilismo que se joga nessa besteira que tem feito no blog.
Mas alguem disse lá e tem razao: ele de vez em quando faz isso porque o IG paga pelo numero de acessos, e tem muita gente cobrindo bem automobilismo.
Abrs

Sergio/SP

Marcus Mayer disse...

Caro Ron,
é por aí mesmo. Agradeço uma vez mais por chamar à atenção sobre o post do Gomes.

Particularmente, não votei em Lula da Silva, mas já cometi “atrocidades” parecidas em outras eleições. Contudo, como brasileiro, torço sempre por bons resultados. Até o próprio presidente já tema de um artigo elogioso neste blog.

Você, que tem acompanhado a linha de nossos artigos, sabe que o nosso objetivo maior é a busca da diminuição da distância entre ricos e pobres. Para que isso aconteça não pode existir corrupção e cerceamento às liberdades individuais.

Também já fui leitor de todos esses jornalistas citados na matéria. Sou admirador da inteligência de Mino Carta.

Acredito, porém, que tudo isso faça parte de um período obscuro de nossa história e que estejamos sempre em fase de aperfeiçoamento das instituições. Esperemos um Brasil melhor!

Muito obrigado, pelo ótimo texto.

Marcus Mayer disse...

Costajr.,
muito obrigado, pela sua visita! Tinha a certeza de que me honraria com um inteligente comentário - característica que lhe é ínsita - nesse post.

Abraços. E retorne sempre que puder!

Marcus Mayer disse...

Felipe Midea,
que ótima indicação de documentário! E agradeço muito, pela concordância na defesa dos valores democráticos tão caros.

A imprensa é, realmente, o quarto Poder da República. Por isso, precisamos estar sempre atentos àquilo que lemos. A matéria não quer desqualificar o talento jornalístico de ninguém, mas a notícia tendenciosa é muito desagradável. O resultado acaba sendo esse mesmo: afastar leitores esclarecidos como você e os demais que aqui comentam.

Assisti à obra-prima de Orson Welles e à película biográfica, mas não conheço o documentário da BBC. Farei questão de vê-lo!

Muito obrigado!

Marcus Mayer disse...

Gabriel,
você não precisa desculpar-se; e tem razão quanto à legenda. Eu generalizei, apesar de ter separado, em tópicos, os comentários referentes a cada um dos citados.

Tenho certeza absoluta de que você não é contra a liberdade de imprensa, sobretudo, por almejar a profissão de jornalista.

Como já disse anteriormente, a crítica é altamente construtiva. Um dia, talvez, possa me tornar merecedor de um elogio. Procurarei me esforçar para tal.

Um abraço e, por favor, retorne sempre deixando os seus comentários.

Marcus Mayer disse...

Buratti Jr.,
pelo que pudemos observar, estimo que 90% dos comentários lá deixados reprovaram aquele posicionamento estranho do Gomes.

Fiquei muito contente que o nosso comentário tenha gerado a sua visita ao nosso blog e essa manifestação. Também pude ler alguns outros textos muito sóbrios.

Sinceramente, acredito que a maturidade dará a ele (Gomes) mais discernimento. É, como você mesmo pode testemunhar, é um cara “simpático, acessível e atencioso”.

Espero poder contar com eventuais visitas futuras, mesmo que seja para discordar das opiniões aqui expostas. Será sempre muito bem-vindo, pois o nosso princípio básico é a defesa dos caros valores democráticos.

Um abraço e muito obrigado, pelo texto muito construtivo.

Marcus Mayer disse...

Sérgio,
como disse ao Buratti Jr. (acima), fico muito satisfeito que o nosso comentário tenha gerado a sua visita e o seu comentário em nosso blog.

Quanto ao Gomes, esse continuará com o conceito alto no trabalho a que se propõe: a análise precisa e atualizada sobre automobilismo. Porém, dado o número de comentários contrários ao seu “desvio de rota” – tanto nos objetivos quanto na opção política – podem conduzir a sua credibilidade para uma rota descendente. Seria lamentável.

Torçamos para que reveja essa sua posição torpe e tão contraditória para um jornalista.

Agradeço muito, pelos elogios dedicados e espero que retorne.

Anônimo disse...

Pois é, esta todo mundo descobrindo o que eu já tinha notado.
Grande Marcus Mayer...
Sucesso, é o que você merece. Ainda mais do que já deve ter.
Abraços
Ron Groo

Marcus Mayer disse...

Uma vez mais, Ronaldo Araujo, se assim me permite chamá-lo, só tenho de agradecê-lo. Se em outras oportunidades você dispensou o crédito, desta vez, acredito que tenha sido acertado e muito merecido.

O Gabriel está correto em chamar nossa atenção para que não incorramos no erro de ingressar também num radicalismo, mesmo que seja na posição contrária ao autoritarismo. Tentaremos sempre manter a sobriedade.

Forte abraço e ótima corrida de F1 amanhã!

patricia m. disse...

Oi Marcus, pelo que pude reparar voce TAMBEM eh um aficcionado de F1, que bom!

Os jornalistas (Nassif, PHA, Mino Carta) citados por voce sao simplesmente...asquerosos. Pior do que verificar o estado atual da imprensa nacional eh comparar o motivo dos piquetes dos estudantes brasileiros com o dos estudantes venezuelanos, e ai sim da para ver o fundo do poco. Ou seria mais embaixo?

Obrigada pela visita e estarei sempre aqui. Abracos!

Anônimo disse...

Oi, Marcus. Quer ler um post de um cara que evoluiu com o tempo:
Ele, Josias de Souza. Lia o post:
Blog do Josias, da Folha de São Paulo.

Notícia urgente: Juízo Final começou por Brasília.

Sensacional!!! Vale a pena.
Abs.
Buratti Jr.

Anônimo disse...

Ao Gabriel Souza:
Se você quer o link do Muito Além do Cidadão Kane, é so colar o link na barra de endereços e vai abrir o Google já na página:

http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=22182

Obs: Não gostei. Achei muito pessoal sem crítica de conteúdo. Vê-se claramente que é para se discutir pessoas e não idéias. Eu já coloquei que ódio pessoal não me agrada e luto sempre contra! Não suporto pessoas pedindo linchamento de outras pessoas pela mídia.
Fascismo, não!
Olha que está escrevendo um cara extremamente crítico da Globo.
Abs. Buratti Jr.

Lúcio Lopes disse...

Caro Marcus:
Sua análise sobre os mencionados jornalistas e órgãos da mídia está ótima.
Muito obrigado por suas palavras.
Sua luta contra a pervertida e putrefata política brasileira é também nossa luta.

Felipe Maciel disse...

Marcus,

eu já tinha lido o texto do Gomes, o Groo tinha falado comigo. Foram tantos argumentos equivocados, mas infelizmente muitos blogueiros se convenceram com as bobagens que esse senhor falou. É lamentável, eu preferi nem comentar, ainda mais com a resposta que eu corria o risco de levar, afinal ele não é a pessoa mais educada deste mundo, definitivamente.

Mudando de assunto, o post do Galvão foi ao ar nesta segunda. Só comuniquei porque você parece ter gostado da outra vez que leu.

Abraços

Marcus Mayer disse...

Patrícia,
inicialmente, muito obrigado pela sua visita e pelos gentis comentarios!

Sim, adoro a F1 e fico contente quando mais uma leitora compartilha esse gosto. O final de semana no Canadá trouxe algumas emoções mais, dessa vez...

E sobre os jornalistas, realmente, é lamentável que se deixem "picar pela mosquinha azul". Acho até que têm talento na profissão, mas fazer o que estão fazendo é "asqueroso" sim, como você mesma disse.

E está corretíssima nessa análise sobre as distintas razões sobre os protestos estudantis. Enquanto lá lutam pela democracia, aqui querem instalar uma ditadura de esquerda. Isso me lembra a época em que Lula da Silva esteve com Lech Walesa (líder do Sindicato Solidariedade), na Polônia): lá, na época, queriam se livrar do socialismo; aqui o brasileiro queria instalar a ditadura sindicalista. São as contradições da política... Muito bem observado, Patrícia!

Volte sempre mesmo! Terei prazer em retribuir as visitas ao seu blog que já consta de minha lista.

Abraços.

Marcus Mayer disse...

Buratti Jr,
concordo com você - já sou leitor do Josias! Vale uma indicação na lista de links.

Muito obrigado pelo retorno e pelos comentários sobre o filme.

Abraços. Visitarei seu blog!

Marcus Mayer disse...

Felipe Maciel,
obrigado pelo comentário.

Terei enorme prazer em ler a "Coluna do Galvão" que você escreve. Aliás, merecerá uma indicação! Achei a última excelente e estou ansioso para ler a dessa semana.

Um abraço.

Marcus Mayer disse...

Lúcio Lopes,
os seus comentários sempre nos honram muito. Obrigado!

Fico contente que tenha gostado do texto. Os meus elogios à sua coluna também são muito sinceros - a visita ao seu blog já é destino diário.

Abraços.

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we secure been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a large time conditions and know how to harness the enormous power of Xrumer and adapt it into a Spondulix machine.

We also purvey the cheapest prices on the market. Many competitors will cost 2x or consistent 3x and a destiny of the term 5x what we responsibility you. But we feel in providing prominent help at a tearful affordable rate. The whole point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we train to abide by that bit in recollection and yield you with the cheapest grade possible.

Not only do we take the greatest prices but our turnaround in the good old days b simultaneously for your Xrumer posting is wonderful fast. We drive secure your posting done in the forefront you know it.

We also provide you with a sated log of loaded posts on contrasting forums. So that you can notice also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to gain your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can expect to distinguish thousands upon thousands of backlinks in behalf of your site. Myriad of the forums that your Site you intent be posted on get exalted PageRank. Having your link on these sites can truly serve found up some crown rank endorse links and really as well your Alexa Rating and Google PageRank rating utterly the roof.

This is making your site more and more popular. And with this better in celebrity as well as PageRank you can keep in view to see your site in effect superiority gamy in those Search Engine Results.
Above

The amount of see trade that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your situation to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your locale to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Create 1 post on a in demand forum will inveterately enter 1000 or so views, with communicate 100 of those people visiting your site. At once assume tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your freight will function sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic about your site. Assume how divers sales or leads you can achieve with this great number of targeted visitors. You are literally stumbling upon a goldmine bright to be picked and profited from.

Keep in mind, Traffic is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR TWOPENNY ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

Hi, as you may already noticed I am new here.
In first steps it's really good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

רציתי לשתף איתכם במקרה אשר עברתי אחרי הפיגוע בדולפינריום. במשך כשנתיים אחרי המאורע, הרגשתי רע מאוד, חסרת שמחה, עייפה ומדוכדכת. בכל טיפול רפואי רגיל לא יכולתי לשקם את עצמי וכתוצאה מכך פניתי ל- [b][url=http://www.maker.co.il/3_15707/%D7%9E%D7%90%D7%9E%D7%A8/%D7%9B%D7%9C-%D7%94%D7%A2%D7%95%D7%91%D7%93%D7%95%D7%AA-%D7%A2%D7%9C-%D7%A0%D7%A4%D7%A9-%D7%94%D7%90%D7%93%D7%9D-%D7%95%D7%A2%D7%99%D7%A1%D7%95%D7%99-%D7%A8%D7%A4%D7%95%D7%90%D7%99-(%D7%9E%D7%A1%D7%90%D7%92%60).html]עיסוי[/url][/b] רפואי אלטרנטיבי. המליצו לי על מעסה מקצועי מ-Spa-Vip.co.il - עיסוי עד הבית, אשר כולל עיסוי איורוודה מצויין אשר גרם להתעוררות חושים תוך טיפול אחד בלבד. השינוי אותו עברתי היה יוצא מן הרגיל, אפילו אחרי טיפול עיסוי איורוודה ראשוני, חזרה השמחה לחיי, פיזרתי את השיער ויצאתי מה- [b][url=http://www.academics.co.il/Articles/Article12945.aspx]מסאג[/url][/b]' עם הרבה כוח, מחויכת ומוכנה להמשך.

[b][url=http://www.tapuz.co.il/blog/ViewEntry.asp?EntryId=1679344]עיסוי שוודי[/url][/b] הוא עיסוי המתאפיין ב מוזיקה נעימה, נרות וריח של קטורת. בהתחלת העיסוי יש מגע עדין על המגבת לאחר חשיפה של הגוף מכף רגל ועד ראש. מריחת שמן חם מכף רגל ועד הראש, לאחר מכן תנועה עדינה ומלטפת מכף רגל ועד ראש ובחזרה. לאחר מספר תנועות מפנקות מתחיל הטיפול בצידו השני של הגוף, לאחר התנועות על הצד השני מתחיל תהליך של לחיצות רפואיות מכיוון שהגוף התרגל למגע מפנק ומרגיע וזה גרם לשרירים להרפות במידה... כל זה בטיפול ספא מפנק של עיסוי עד בית הלקוח.

אישית לא האמנתי כי דברים כאלה יכולים להיות עד אשר התענגתי עם מסאז איורוודה ברמה כזאת, המעסה המקצועי אליי הביתה עם מגע כלכך מפנק אשר לא האמנתי שיכול להיות. ממליצה לכל אחד ואחת אשר מעוניינים ב מסאג', עיסוי או סתם פינוק מלטף בסופ"ש על Spa-VIP.co.il.
[img]http://spa-vip.co.il/_images/apixel.gif[/img]

[url=http://spa-vip.co.il/#][img]http://spa-vip.co.il/_images/&%231506%3b&%231497%3b&%231505%3b&%231493%3b&%231497%3b-&%231512%3b&%231508%3b&%231493%3b&%231488%3b&%231497%3b.jpg[/img][/url]

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino[/url] check the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino bonus[/url] manumitted no set aside perk at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]www.baywatchcasino.com
[/url].

Anônimo disse...

[url=http://www.23planet.com]casinos online[/url], also known as settled casinos or Internet casinos, are online versions of inimitable ("chunk and mortar") casinos. Online casinos facilitate gamblers to manufacture and wager on casino games absolutely the Internet.
Online casinos superficially twist on the the stay odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos grab no admonish of higher payback percentages in the smoke of awaiting orders within earshot to account gismo games, and some against known payout viands audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed indefinitely auditorium troupe generator, equip games like blackjack be blessed an established congress edge. The payout incise up job of these games are established alongside the rules of the game.
Assorted online casinos induct in sight or halt their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Skilfulness Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

[url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of father ("hunk and mortar") casinos. Online casinos green swift gamblers to disport oneself and wager on casino games altogether the Internet.
Online casinos normally tell odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos station forth higher payback percentages as a facilitate in restore awaiting orders within earshot to account automobile games, and some motivate known payout fragment audits on their websites. Assuming that the online casino is using an politely programmed unsystematic profuse generator, squad games like blackjack appeal to as an established to the casual observer edge. The payout slice as a replacement representing these games are established at closer the rules of the game.
Numerous online casinos monogram on in invisible b unusual or prejudice their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Cosmopolitan Artfulness Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]casino[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] autonomous no store perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]bay attend casino
[/url].