11 de junho de 2007





PROUNI
“Esses advogados são mesmo uns caras-de-pau. O de Vavá, vinte minutos depois de ser apresentado ao cliente, já diz que o irmão de Lula não tem cultura pra roubar. Finalmente aparece alguém pra justificar o ProUni. E agora entendi por que o Luisinho é chamado de Professor”, ironizou Ancelmo Gois, em seu blog.

LIMPEZA NO EX-PFL
A coluna Radar da revista Veja anunciou que ACM (DEM-BA) está aprontando seu desembarque na base governista. Fará ótima companhia a Maluf, Delfim, Sarney, Renan, Jader... Pelo jeito, a limpeza no antigo PFL, atual Democratas, é para valer!
mayer
RARA LUCIDEZ
Uma estranha aliança se formará durante esta semana entre PT, PPS, PV e DEM.O Partido dos Trabalhadores deve fechar questão pelo voto em lista fechada - ou uma variação dela - e pelo financiamento público de campanhas. Tomara que opte também pelo voto distrital.
mayer
VERDE
Em artigo para a Folha de S.Paulo, Fernando Gabeira (PV-RJ) explicou perfeitamente o que alguns jornalistas “engajados” distorceram: "A RCTV não foi fechada porque participou de um golpe. Outra emissora participou do golpe e não foi fechada. A outra sobreviveu simplesmente porque decidiu apoiar Chávez”. E completou: “Para mim, o fechamento é ameaça à democracia”.
Clicando aqui ou sobre o logo você acessa o blog de Fernando Gabeira
mayer
FH GORE
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto) disse que "o Estado brasileiro é permeado por corrupção, compadrismo, leniência e desrespeito". O ex-presidente conclamou a população brasileira a "não aceitar a leniência permanente diante da corrupção", em discurso durante seminário sobre o meio ambiente promovido pelo seu partido, o PSDB. De acordo com ele "ou recuperamos a decência, ou não há o que fazer". Isso vale também para a questão ambiental, acrescentou Fernando Henrique. Ele considera necessário que haja punição para se evitar crimes como os ambientais, entre outros.
Leia mais sobre política no blog Minuto Político, de Lúcio Lopes.
mayer
JUROS AMERICANOS
O presidente do Fed, Ben Bernanke deu sinais de que os juros – diferentemente do que se pensava – não cairão este ano, pois os EUA estão crescendo da maneira esperada.

Brown e Al-Maliki, Reuters
R.U. E IRAQUE
O ministro das Finanças do Reino Unido, Gordon Brown, que no dia 27 de junho substituirá Tony Blair como primeiro-ministro – e que condenou, em janeiro, o enforcamento de Saddam Hussein -, admitiu nesta segunda-feira, em Bagdá, que houve "erros" na política britânica para o Iraque. Por sua vez, o chefe do governo iraquiano, Nouri al-Maliki, expressou a Brown sua intenção de dar continuidade ao entendimento e à cooperação entre Iraque e Reino Unido.
Agência EFE
mayer
CONSUMISMO NA VENEZUELA
O idiota latino-americano Hugo Chávez recomendou a seus seguidores que abram mão de bens que não usam, como uma geladeira a mais, porque espera que apenas verdadeiros socialistas sejam membros do novo partido que ele está formando. Enquanto isso, altos funcionários do governo venezuelano têm sido vistos freqüentemente em restaurantes de luxo e passeando em carros sofisticados.
Agência Reuters
mayer
¡GRACIAS COMPAÑERO!
De Hugo Chávez, agradecendo ao amigo Lula, que classificou como democrática a não renovação da concessão da RCTV: “ Quero publicamente agradecer Lula por sua consciência e suas declarações. Ele disse a verdade. Queriam que Lula opinasse contra a decisão que tomamos. Não conseguiram. (...) Somos amigos e somos irmãos. Alguma divergência? Claro, há diferenças de enfoque, mas Lula deu boas declarações”.
Do blog do Noblat
mayer
UE Y LA HABANA
A União Européia está estudando a possibilidade de acabar com o congelamento de contatos com Cuba, imposto depois da repressão sobre dissidentes na ilha, em 2003, disseram diplomatas nesta segunda-feira. Há quem diga que a reaproximação incentivaria Havana a realizar reformas diplomáticas, mas outros afirmam que fazer isso passaria uma mensagem equivocada para os líderes cubanos.

Guisela Rhein, O Globo Online
GATÍSSIMA
Guisela Rhein (21) é um dos rostos mais badalados nas passarelas do Fashion Rio. Dos 37 desfiles da semana de moda carioca, ela esteve em 25, informou O Globo Online.
mayer
NOVO SENNA?
O inglês Lewis Hamilton (22), da McLaren-Mercedes, foi eleito pela imprensa britânica nesta segunda-feira como o "novo herói nacional", depois de vencer no domingo a sua primeira corrida na F1, no GP do Canadá. Além de ter subido ao pódio em todas as seis corridas em sua primeira temporada na categoria, Hamilton lidera o campeonato com 48 pontos, oito na frente do espanhol Fernando Alonso (segundo colocado) e 15 na frente de Felipe Massa.
Para saber mais sobre o GP do Canadá, leia a Coluna Curva 1, no blog de Gabriel Souza
UM POUCO ALÉM DA BELEZA DA PAISAGEM DO GP EM MONTREAL:
FORMIDÁVEL
Depois de um Grande Prêmio repleto de formidáveis acidentes, que exigiu a entrada do Safety Car na pista por diversas vezes, pode-se chegar a uma conclusão positiva, conforme afirmou Mario Thiessen, da BMW, sobre o grave acidente sofrido pelo seu piloto, o polonês Robert Kubica (22): "Eu acho que se o acidente fosse há 10 anos ele não sobreviveria", afirmou ao site Autosport. Kubica sofreu somente uma torção no tornozelo e saiu dirigindo do hospital. Falou em participar do próximo GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, no próximo domingo.
FOTO: Robert Kubica, Motorsport Total
ANCELMO GOIS
"Nesses tempos de... bem, de tudo isso aí que você sabe, um motorista mineiro usou o carro para protestar - e o leitor Paulo Dorian de Oliveira fotografou. Resta saber se esse brasileiro revoltado fala de Aécio, de Lula ou de... todos eles. Não necessariamente nessa ordem."
Este é dos meus!!! Crédito: Blog do Ancelmo Gois

mayer

14 comentários:

GONÇALVES disse...

Vim, ví e gostei. Parabéns pelo blog. Voltarei.

Anônimo disse...

Primeiro, parabéns pela cara nova de sua casa. Clean como teus textos....bacana.
Prouni: Cultura para roubar? E desde quando é preciso? Piada.
Limpeza: Só faltava mesmo Lula juntar-se a ACM para decepcionar de vez. Este Democratas me cheira mal.
Verde: Gabeira ainda é motivo de orgulho...Ainda,nunca se sabe.
FH GORE: No discurso como sempre, lindo. Mas ainda me lembro do governo dele...e como.
Comunismo na Ven: No Comments. Ai, ai.
Gracias: de novo. No comments.
Quanto a F1, bem o que dizer...a corrida foi legal. Hamilton teve a sorte de não ter Alonso nos calcanhares...e Kubica nasceu de novo.
Tenha uma boa semana, Marcus. Vou voltando de pouquinho.

Gabriel Souza disse...

Don Marcus

Ficou muito bom o novo layout! Concordo com o Ron: FHC sempre fez belos discursos... não muito além disso...

Só faltava o ACM mesmo p/ completar a festa... não se preocupe, ele deixará um representante do "clã": seu netinho...

E sou obrigado a concordar com o Ron mais uma vez: Hamilton teve sorte de não ter o Alonso "fungando no cangote"...

Já leu a coluna? Obrigado mais uma vez por recomendar a minha coluna!!

Abraço!

Marcus Mayer disse...

Gonçalves:

Muito obrigado, pela sua visita e pelo comentário. Terei prazer em retribuir. Desejamos um Brasil melhor, sobretudo, que a praga da corrupção seja extinta.

Abraços e até breve.

Marcus Mayer disse...

Ron Groo:

Sou leitor do Ancelmo Gois desde sua estréia em "O Globo", quando substituiu a coluna do Swann. O Rio tem alguns ótimos colunistas. E essa tirada do ProUni, não podia deixar de fora...

Esteja certo, Ron, de que sou grande critico de FHC também, sobretudo, de seu segundo mandato. Nossa carga tributária é herança daquela época.

Sobre o nosso amigo idiota latino-americano, a questão é mais engraçada, dessa vez: não é "comunismo", mas "consumismo"! A contradição é exatamente essa. Qualquer dia escreverei sobre o que vi no Leste Europeu e da herança - agora sim - comunista. Pude ver de perto o estrago.

E sobre a F1, ao menos nesse final de semana, tivemos algumas emoções mais. Deixo os detalhes técnicos com vocês, os especialistas, que tenho muito prazer em ler.

Abraços e muito obrigado, pelos comentários e também sobre o lay-out. O feedback é muito importante sempre.

Marcus Mayer disse...

Gabriel:

Vocês têm razão sobre FHC. Sou da opinião de que o Plano Real, que acabou com a inflação, e algumas reformas foram positivas. Na política externa também houve avanços. Mas na área tributária, da distribuição de renda, da qualidade dos serviços públicos, das obras etc. etc. - foi um fracasso.

O belo discurso não o isenta, mas não há o que dizer de negativo sobre o que tem falado. A experiência ensinou. Até o Collor, que está na base governista, ficou mais centrado. Afinal, FHC na oposição, essa é a única forma de contribuir para dar um norte aos futuros governantes.

Sobre o "netinho"... realmente, as primeiras impressões não são as melhores. Contudo, houve uma grande exceção: Luis Eduardo Magalhães foi um político sem arranhões em toda a sua curta carreira. Até quem não gostava do ACM o via de outro modo. Neste caso, infelizmente, o sobrenome não contribuiu muito para a sua memória.

Visitei a Coluna Curva 1 e imediatamente a recomendei por aqui. Tornarei para deixar comentário! De antemão, parabéns!

Com essas manifestações positivas sobre o layout fico contente. Como disse ao Ron, só o feedback nos orienta.

Abraços e até breve!

Felipão disse...

hhahahahahaha

essa da Strada com o adesivo está muito boa...

E a sua coluna reúne tudo num lugar só, desde o desagradável Chaves e seus defensores, até essas mulheres lindas que me fazem suspirar...

Anônimo disse...

É por estas e outras, Marcus que sou contra reeleições. O mandato numero 2 de FHC não chegou aos pés do primeiro. onde até eu, pasme, me entusiasmava. Alías tinha votado nele. É histórico mas nenhum segundo mandato será tão bom ou melhor que o primeiro. Não há o o terceiro para que ele se esforce...

Marcus Mayer disse...

Felipe Midea:

Obrigado, pelo entusiasmo. Comigo foi assim também quando vi essa foto. Estou até pensando em mandar imprimir adesivos e distribuir aos amigos.

Fico contente com a observação a respeito do conteúdo. A intenção é exatamente essa, de permitir uma visão ampla sobre diversos assuntos - sem nunca deixar de oferecer espaço ao que há de melhor na natureza (!) - e de vez em quando realizar uma crítica mais aprofundada através dos artigos.

Abraços e retorne sempre!

Marcus Mayer disse...

Ron:

Já fui um grande entusiasta da reeleição. Achava que a possibilidade de reconduzir ao cargo quem fizesse um bom governo fosse mais do que justo. Acho até que isso valha para as avançadas democracias européias.

Para o nosso caso, estou começando a pensar como você. Talvez tenhamos de dar um passo atrás e acabar com essa possibilidade até que o jogo político passe a ser algo sério no Brasil. FHC teria ingressado melhor na história, podendo até ter a chance de ser reconduzido ao cargo se tivesse deixado isso para mais tarde.

Estou com você! Muito obrigado, por chamar à atenção desse detalhe tão importante.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Marcus, desculpe voltar aqui assim tantas vezes...
Só pra dizer que aquele texto do truco, foi o primeiro que um dia sentei-me pra escrever, nunca o reescrevi, talvez pelo fato de ter sido o primeiro mesmo...(Redações de escola não contam.)
Outra coisa...não tenho carro, mas quero o adesivo...obrigado pelos seus comentários e saiba que mesmo que criticasse eu o teria em grande estima.
Deixei um presentinho a minha esposa no blig, mas está aberta a comentarios viu...Obrigado
Ron Groo
Ps, concordo com o Walcir Carrasco, faço estes exercícios todo dia.

Anônimo disse...

Só esqueci de dizer...o texto do truco é de 1996.

Felipe Maciel disse...

Por essas e outras que o socialismo fica no papel. Na prática, existe um disfarce do capitalismo, porque os membros do governo não se nivelam com o restante da sociedade, pelo contrário, aproveitam os benefícios que não permitem à população.

Sobre o Kubica, nem precisava ir tão longe. Há poucos anos, bem menos de dez, ele provavelmente não resistiria. Quando inventaram o hans, os pilotos se opuseram, reclamaram, mas foram obrigados a usar; hoje já se acostumaram com ele. Não sei quando o acessório foi inventado, mas com certeza surgiu em menos de 5 anos. Se não fosse pelo hans, muito provavelmente o polonês sofreria problemas muito mais graves. Isso se conseguisse sobreviver após o acidente.

Marcus, quanto aos posts do Galvão, eu continuarei fazendo. Todo GP eu faço, com o dos EUA não será diferente. Esses posts saem nas segundas-feiras após a corrida de domingo. E agradeço pelo link que você pretende publicar aqui.

Abraços

Marcus Mayer disse...

RON GROO:
Não posso "desculpá-lo por retornar aqui". O que posso é agradecê-lo imensamente. É sempre uma grande honra ser agraciado com as suas visitas e comentários.

A respeito dos seus textos literários, tenha a certeza de que tenho grande prazer em lê-los e comentá-los sempre.

Espero um dia poder editar um livro seu pela fundação que estou criando na FFLCH da USP, pois, certamente, se tornará um best-seller.

FELIPE MACIEL:
estou preparando um texto que, acredito, responderá aos questinamentos a respeito das soluções que existem para um Brasil melhor e outro que aborda a filosofia política dos dias atuais. As suas inteligentes questões nos dão este norte!

No próximo WEEKLY NEWS farei um breve comentário, oferecendo um link para o texto sobre Galvão Bueno.

Obrigado pelas visitas e pelos comentários.