7 de abril de 2007

Breve passeio por Kuala Lumpur

Poucas previsões podem ser realizadas além daquelas de caráter especulativo diante da formação do grid de largada para um GP de F1, quando as chances de vitória de distintos pilotos se apresentam. A emoção por acompanhar um campeonato ou assistir a uma corrida parte exatamente de possíveis surpresas diante das expectativas criadas. Quem imaginava que Felipe Massa largaria da última colocação, no Grand Prix da Austrália?

A hegemonia de um piloto ou de uma equipe imprime monotonia, como aconteceu quando somente Prost e Senna se revezavam no primeiro lugar do pódio, na época em que eram pilotos da mesma escuderia, a McLaren, ou - pior ainda - durante alguns campeonatos da era Schumacher. O que torna uma corrida interessante, além das ultrapassagens – que, infelizmente, se tornaram menos freqüentes – são as paradas nos boxes, as eventuais derrapagens e, naturalmente, a ousadia de alguns pilotos.

A pole-position conquistada por Felipe Massa, da Ferrari, no treino classificatório para a segunda prova da temporada 2007, no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur, na Malásia, reforça o seu favoritismo. A primeira grande emoção já ocorrerá quando as luzes vermelhas se apagarem, pois Fernando Alonso (McLaren-Mercedes) e Kimi Raikkönen (Ferrari) largam, respectivamente, da segunda e da terceira posição.

Espero que o desempenho dos pilotos da BMW, Nick Heidfeld e Robert Kubica - pronuncia-se 'kúbitssa', em polonês - e da Williams, Nico Rosberg e Alexander Wurz, seja satisfatório, para imprimir ainda mais emoção à corrida e ao campeonato.

Uma novidade curiosa é a faixa branca nos pneus macios da Bridgestone, utilizados por todas as equipes, que visa a diferenciá-los dos compostos duros. (veja abaixo)

Na oportunidade em que abordo esse tema esportivo e de entretenimento, aproveito para indicar o blog Curva 1, de autoria de um estimado colega da USP, Gabriel Souza. Com muito bom humor e elevada capacidade técnica de análise, Gabriel apresenta comentários imparciais e atualizados do mundo da F1. Com efeito, a elaboração de nossos respectivos blogs partiu de um desafio pessoal que impusemos a nós próprios, com o objetivo de realizar um agradável exercício de "redatores".

Ilustração: Pneu macio Bridgestone, da Ferrari F2007

2 comentários:

Gabriel Souza disse...

Muito obrigado pelos elogios e pela propaganda! Hehehe!! E parabéns pelo seu blog, ficou excelente! Abraços!

Marcus Mayer disse...

Retribuo o agradecimento pelo elogio ao blog. Quanto à propaganda, ela tem o preço da qualidade de seus tão bem escritos artigos.
Forte abraço.