1 de abril de 2007

SUNDAY NEWS – Giro Rápido

CAOS AÉREO
Os controladores de vôo brasileiros têm uma das mais baixas remunerações na comparação com os estrangeiros. Ganham, em média, seis vezes menos que um colega europeu e nove vezes menos que um americano.

PADRÃO AFRICANO
Desde meados de março, as maiores empresas aéreas do mundo passaram a adotar um padrão de segurança ao voar sobre o território brasileiro, que até agora só era aplicado quando sobrevoavam os países africanos. Fonte: Agência Estado

MAIS UMA DO MINISTRO
Na coluna de Ethevaldo Siqueira, no Estadão de hoje, consta que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, proclamou mais uma grande tolice: “a Telebrás foi vendida a preço de banana”. Siqueira responde que o ‘preço de banana’ deve equivaler ao da produção de bananas de toda América Latina, durante um século, pois foi de US$ 19 bilhões da época, com ágio superior a 63% sobre o preço mínimo.

QUASE METADE DA CONTA
A Telebrás foi vendida pelo preço mais elevado entre todas as grandes operadoras do setor, privatizadas do mundo, na década dos 1990, segundo a revista inglesa Privatization, de Londres. Melhor seria se o ministro das Comunicações buscasse defender a população do assalto tributário, em que o Brasil é campeão mundial, ao cobrar 40% de imposto sobre o valor das contas telefônicas.

FEBRE DO ETANOL - 1
A organização não-governamental WWF quer rever o impacto do álcool no meio ambiente. A questão ambiental, como já anunciado neste blog, tende a ganhar relevância para a questão da produção de etanol, derivado da cana-de-açúcar.

FEBRE DO ETANOL - 2
A União Européia vai criar um certificado para atestar a sustentabilidade do álcool, sem o qual não poderá ingressar no mercado europeu.

DEMOCRATAS
Desde a última quinta-feira, o PFL passou a se chamar Democratas. Esperamos que o vice-lider do partido, José Carlos Aleluia (BA), esteja sendo sincero, quando afirma que o partido precisa ficar sob o comando dos mais jovens, comprometidos com questões como a qualidade do ensino brasileiro.

PRIMEIRO TURNO FRANCÊS
Neste mês de abril, tanto a candidata do Partido Socialista, Ségolène Royal, quanto o defensor do livre mercado, Nicolas Sarkozy, como o centrista, François Bayrou, têm chances de ir ao segundo turno da eleição presidencial, na França. Apesar do charme de Mme. Royal, a Europa e o mundo terão mais chances de prosperar com as idéias de Sarkozy.

NOVIDADES NOS EUA - 1
O Partido Democrata conta com três novidades, com grandes chances de vencer a disputa pela sucessão de George Bush em 2008: 1.) uma mulher, a ex-primeira dama, Hillary Clinton; 2.) um afro-americano – filho de diplomata de Gana e de mãe americana branca - Barack Obama; e 3.) um hispânico, o governador do Novo México, Bill Richardson.

NOVIDADES NOS EUA - 2
Renovado pelo sucesso do filme Uma Verdade Inconveniente, Al Gore, aquele que venceu nas urnas, mas perdeu na Suprema Corte a eleição presidencial para o republicano George Bush, também poderá disputar as prévias democratas. Torço por ele!

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore discute a questão do aquecimento global

REPUBLICANOS
Os mais fortes pré-candidatos do Partido Republicano para a eleição americana, em 2008, são Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York – quem sabe teremos tolerância zero em Bagdad – e o senador McCain, que ainda paga o preço por seu voto a favor da guerra do Iraque. Os dois se opõem ao ‘fundamentalismo’ de George Bush.

Nenhum comentário: