31 de março de 2007

Uma breve apresentação do WEF

mayer
O WEF é uma organização não-governamental, fundada no final de 2006, em São Paulo, no Brasil, e a sigla é abreviatura para World Education Fund, ou Fundo Mundial para a Educação. Sua função básica é o fomento da educação e da cultura, em termos gerais. Com atuação prevista em âmbito global, terá acento mundial em Genebra, na Suíça, cidade-sede das Nações Unidas e outras organizações governamentais e não-governamentais.

O objetivo primacial do WEF é a atração de investimentos, por parte de fundações, governos e outras organizações, para projetos de especialização acadêmica. As universidades estão repletas de estudantes talentosos que desejariam complementar seus estudos, através de especializações e pós-graduações, em centros de excelência no próprio país e no exterior. A grande barreira, contudo, é o financiamento desses projetos acadêmicos, aos quais o WEF visa a dar suporte.

A oferta de bolsas de estudo em universidades americanas e européias é maior do que a demanda, em função do elevado custo de manutenção (residência, alimentação, transporte, vestuário etc.) nesses destinos. Além disso, fundações como a Konrad Adenauer, da Alemanha, Ford ou Bill & Melinda Gates, dos EUA, financiam projetos e oferecem bolsas de estudos em universidades de seus respectivos países, mas carecem da divulgação de suas ofertas. O WEF, além de dar suporte aos candidatos ao aperfeiçoamento acadêmico, através de seus próprios projetos, visa a intermediar negociações entre as instituições que já atuam na área e candidatos às bolsas de estudo oferecidas.

Como o WEF se encontra em fase de construção e desenvolvimento de projetos, não possui ainda sede própria nem mesmo endereço na Internet. O idealismo e o trabalho de seus membros e dirigentes transformarão, em breve, todos os planos que ainda se encontram no papel em obra concreta e promissora. Em futuro próximo este blog informará, em detalhes, seus leitores dos avanços e conquistas da organização.

mayer

Um comentário:

Marcus Mayer disse...

Uma vez mais, obrigado, Hamer. Já conto com a sua contribuição no trabalho futuro da ONG.