31 de março de 2007

O caos aéreo

mayer
A edição de 28.03.2007 da revista Veja trouxe, como matéria de capa, o tormento sem fim que se tornou o ato de viajar de avião. Como causas principais para o caos, aponta a precária infra-estrutura, o descaso do governo e a ganância das companhias aéreas. Entre esses motivos, a incompetência do governo é, certamente, o pior fator.

Desde a tragédia, no fim de setembro, quando ocorreu o choque entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, nenhuma medida governamental conseguiu amenizar o problema. O ministro da Defesa, Waldir Pires, só conseguir demonstrar irresponsabilidade e incompetência para lidar com o assunto. Enquanto isso, o presidente brasileiro não toma nenhuma atitude além de tentar impedir a instalação da CPI, que pretende apurar as responsabilidades pela crise no setor.

Em janeiro de 2006, 96,5% dos vôos da Gol e da TAM, que representam atualmente 86% do mercado, decolavam e pousavam no horário previsto. Esse índice de pontualidade, que só leva em conta atrasos superiores a quinze minutos, caiu para 45% em dezembro. O Brasil do presidente Lula conseguiu realizar mais uma grande proeza: de um padrão europeu de pontualidade o país passou para um nível pior do que o de miseráveis países africanos.

mayer

Nenhum comentário: