25 de junho de 2007

Fórmula Bus: uma criativa brincadeira entre bloggers

mayer


mayer

Uma experiência de ótimo humor e muita criatividade


Ingressamos nesse métier – de bloggers – há pouco mais de 90 dias e estamos conhecendo iniciativas diversas que caracterizam esse universo, na Internet. Os blogs representam praticamente todos os nichos de interesse: basta ingressar com uma palavra qualquer no Google ou outra ferramenta de busca para vislumbrar uma lista enorme de opções de blogs, que conduzirão à resposta e abordarão a demanda sob as mais variadas óticas.

Quem já nos visitou e explorou detalhes de nossa página, deve ter percebido que temas a respeito dos quais discorremos – apesar da predileção por política, economia e relações internacionais – são significativamente variados.

Nosso gosto pelos esportes, principalmente a Fórmula 1, permitiu um contato freqüente com autores de páginas muito interessantes que versam sobre o assunto. Assim, também começamos a interagir e observar iniciativas muito bem humoradas e criativas.

A última, e mais curiosa, foi a que nos levou a participar de uma corrida imaginária de coletivos. O blogger Ron Groo, autor de textos literários e análises de corridas de Fórmula 1 - sempre com um toque de bom humor -, certo dia sugeriu a leitura de um post que narrava essa corrida fantasiosa de ônibus, que seriam "pilotados" pelos autores de outros blogs.

A brincadeira foi tão bem aceita entre os bloggers que, um deles, Mauro César Costa, residente em Teresina, no Piauí, resolveu "levar a corrida para lá". Já habituado a visitar e ler os artigos publicados pelos diversos competidores da “categoria”, resolvemos nos inscrever também.

Protótipo do SuperBus, da Delft University

Para concluir a inscrição, precisávamos escolher a foto de um ônibus e enviar para o e-mail do blog de Mauro, o “Conto de Vista”, e aguardar a publicação. Escolhemos o protótipo de um projeto de SuperBus, desenvolvido pela Delft Univesity of Technology, de Amsterdam (existe de verdade!). Em nosso blog há um artigo interessantíssimo sobre o SuperBus e sua tecnologia, que, conforme os engenheiros do projeto, será testado durante as Olimpíadas de Beijing, em 2008. Vale a pena a visita ao link de uma reportagem da revista britânica The Economist, que traduzimos para o blog. Leia o artigo clicando aqui.

A sofisticação da brincadeira chegou a ponto de contar com vídeos de divulgação, muito bem elaborados, que lembram perfeitamente chamadas televisivas. Clique aqui para assistir à chamada, de 40 segundos.

Outro vídeo (com duração de 1min30) destaca o grid de largada e apresenta os “pilotos” e seus “ônibus”. Muito bem feito e "levado a sério"! Confira.

Naturalmente, a "corrida" transcorreu conforme a criatividade narrativa do autor, expressa nesse divertidíssimo texto. Ao lado, segue a tabela com o resultado da "prova" e a classificação dos "pilotos" no "campeonato".

Acredito que a FebrabusCom, “Federação Brasileira de Ônibus de Competição”, e a The BAMA, “The Bus Administration & Management Association”, aceitarão inscrições de novos “pilotos” e “equipes” para as próximas etapas do campeonato da FBus.

Você, leitor de nosso blog, que nunca teve a oportunidade de participar de uma corrida, pilotando um ônibus, participe também e divirta-se com ótimo "sense of humour" dos bloggers organizadores!
mayer

6 comentários:

Felipe Maciel disse...

Marcus, esse seu SuperBus é muito moderno mas tem um defeito: como contorna a curva com esse tamanha todo? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Realmente, a invenção do Groo foi fantástica, tão bem sucedida que não deve parar por aqui. Mais corridas estão por vir.

Marcus, eu realmente estou tendo pouco tempo ultimamente, mas com certeza me interesso bastante pelo conteúdo de sua página, em especial o texto de Max Gehringer, que pode me ser muito útil, de fato. Mas esses dias estão mesmo complicados. Quando sobrar um tempinho, terei prazer em pôr em dia a leitura de seus posts.

Abraços

Maximo disse...

Grande professor,

todo movimento sério, para se tornar popular precisa de um "porta-voz" engraçado; todo movimento "não-sério" precisa de um porta voz sério para adquirir credibilidade...

já temos o nosso...
obrigado e abs

Felipão disse...

Na próxima corrida, o ônibus do Marcus já vai ter aquele sistema do De Lorean (usado como máquina do tempo) do De Volta para o Futuro.

Nessa corrida aí, eu só cheguei em terceiro, porque as paradas estavam lotadas de gente, querendo participar das festividades de S.João.

Na próxima, cou encarnar aqueles motoristas mal-educados e não parar em ponto nenhum...

hahahahahaha

Anônimo disse...

Marcus, obrigado pelas palavras a respeito desta minha criação, que lá no site das F1girls chamei de picaretagem. Tudo começou com o fato de eu não saber como poderia listar em meu blig os blogs de tanta gente que já haviam dados links permanentes para o bliggroo, então com meus parcos conhecimentos de informática aprendi a fazer links nos posts e inventei toda aquela miscelânea de correr de ônibus em Interlagos (pode?) E sim foi bem aceita, as vezes penso que por condescendência dos camaradas, e continuamos. Mauro César foi genial ao ler no meu texto (era só uma homenagem) que teria uma etapa em sua terra, e fez mesmo de forma sensacional.À ele todo meu agradecimento. Já o fiz no blog dele, mas acho que nunca é demais.
E meus agradecimentos a você, que mesmo tendo outras ocupações e preocupações nos honrou participando. Obrigado, mais uma vez. E como disse Maximo, já temos nosso porta-voz sério para coisas não sérias...
Ron Groo, o blogueiro na frente do Araujo.

Rogério Magalhães disse...

É... acho que a Rede Groo de Blogs Amigos está crescendo a cada dia, agregando todos nós que nos viciamos nesse mundo dos blogs... a Fórmula Bus é um bom pretexto para manter essa trupe unida...

E melhoras para o ônibus-mamute (pois esse seu parece uma versão high-tech do famoso carro-mamute do Speed Racer)...

Outras provas virão! Abraço!

Mauro Cesar Costa disse...

Olá Marcus, como sempre o nobre manda ver, e muito, nos textos que escreve. Gostaria de agradecer os elogios e as citações. Tua participação, e a de todos os outros pilotos bloggeiros deram brilho à brincadeira idealizada de brincadeira pelo amigo Groo, foi uma experiência nova pra mim, me diverti de verdade e tive o prazer de conhecer pessoas e fazer novas amizades como a tua, acredito. Grande Abraço e viva a F. Bus!!!!!