
Hoje reproduzo um texto do Millôr, que foi publicado na revista Veja (ed. 02/3/07), fazendo graça com o "neoliberalismo". Para quem perdeu, bom divertimento! E para quem viu, vale a pena ler de novo.
"Ideário do Perfeito Neoliberal
I. O perfeito neoliberal é pelo ensino livre e universal. As escolas são grátis, as discussões democráticas, e os filhos dos neoliberais poderão ir para as escolas públicas em seus próprios carros.
II. Haverá para todos educação artística e sexual. A primeira incluirá modelagem, pintura a óleo - minimalista e abstrata - e noções gerais de filosofia de telenovelas. A segunda incluirá distribuição de pílulas anticoncepcionais para menores necessitadas, mas muito bonitinhas.
III. No governo neoliberal os jovens não neoliberais terão as mesmas chances sociais dos neoliberais. Porém, para evitar nepotismo, serão esterilizados.
IV. O perfeito neoliberal é a favor do aborto e do controle familiar. As famílias pobres poderão produzir empregadas domésticas até o limite de seis. Por casal empregador.
V. O perfeito neoliberal dará apoio a todas as reformas, inclusive as que projetam edificar nas inúteis lagoas e colocar ciclovias nas favelas.
VI. O perfeito neoliberal nunca afirma veementemente nem nega peremptoriamente. Mas seus olhos limpos e seu constante sorriso de bons dentes demonstrarão permanentemente suas sadias intenções político-sociais.
VII. O perfeito neoliberal é sempre nacionalista - não necessariamente de sua própria nação.
VIII. Por respeito à nova mulher, o perfeito neoliberal conterá seu orgasmo duplo. Por pudor diante do pobre, só comerá em restaurantes fechados, de preferência em coberturas de hotéis estrangeiros. E para controlar os exageros da Receita Federal providenciará sempre uma escrita dupla em caixa 2.
IX. Das revistas exploradoras do pornô e do lenocínio, o perfeito neoliberal só lerá os artigos de elevada conceituação sociológica (viver é um paradoxo), sem que seus olhos jamais se detenham nas partes outrora pudentas das nossas mais intelectualizadas estrelas de televisão. Que, nos grandes encartes, colocam a mulher numa nova posição.
X. Implantando em todas as escolas currículos de educação sexual, teórica e prática, orientados por professores(as) especializados (com imunidade quanto a acusações de pedofilia), o perfeito neoliberal só permitirá a seu filho praticar o sexo ensinado nas faculdades. E com isso provará a excelência da múltipla escolha."
marc
2 comentários:
Olá Marcus! Sou marido da Glaucia Melasso. Também gosto muito de F1. Viva Jim Clark! Seguindo os conselhos da minha diretora de programação mental pergunto: vc gostaria de ter comentários históricos sobre o assunto no seu blog? Acompanho a F1 desde 1961.
Luiz Cláudio Renouleau de Carvalho (55)
Psicólogo, Mestre em Educação, Consultor Unesco e MEC e "marido da Gláucia Melasso"
Luiz Cláudio,
a sua visita ao blog muito nos honra. E a oferta de comentários históricos sobre a F1 é, naturalmente, irrecusável.
Tenho incentivado um colega da USP, Gabriel Souza, em seu espaço "Curva 1" e, às vezes, auxilio com a postagem de tabelas de classificação e uma ou outra foto. Apesar de gostar muito de assistir às corridas, desde a década dos 70 (tempo de Jack Stewart, Fittipaldi), deixo a tarefa de redigir sobre o assunto para os 'especialistas'.
Aproveito a oportunidade reafirmando convite para participarem das festas do Grêmio, do qual Gláucia é sócia natural, como ex-aluna do Colégio Imperatriz Leopoldina, em eventual oportunidade de viagem a São Paulo. Terei muito prazer em conhecê-lo pessoalmente. Assunto sobre F1, certamente, não faltará.
Muito obrigado, pela visita e pelo comentário com que nos prestigia.
Postar um comentário