No intuito de fugir dos congestionamentos das Marginais, prefiro cruzar a cidade, quase em linha reta, passando pela av. Santos Dumont, totalmente reformada durante as últimas administrações de Jânio Quadros e Paulo Maluf, e seguir pela avenida Nove de Julho que, depois das obras da ex-prefeita Marta Suplicy, teve o fluxo de automóveis particulares e de coletivos melhorado de forma extraordinária. O túnel Max Feffer, sob a avenida Faria Lima, também agilizou o acesso à Ponte Cidade Jardim, que conduz ao Jockey Club e ao Estádio do Morumbi.
Recordo perfeitamente a época em que as obras de Dona Marta foram realizadas, pouco antes das últimas eleições municipais, quando percorrer os principais corredores norte-sul da cidade tinha se tornado um verdadeiro caos.
Apesar dos benefícios que as reformas nessas vias propiciaram ao cidadão e ao motorista, com a construção de túneis e a reurbanização de avenidas e corredores de ônibus, o retorno eleitoral não foi suficiente para reeleger a prefeita. Os transtornos causados pelas obras, que precisavam ser entregues antes da eleição, foram tantos que não houve tempo suficiente para que a administração obtivesse o reconhecimento pelas benfeitorias urbanas.
Hoje tive uma grata surpresa. Além de observar uma cidade mais limpa da poluição visual, trafegar pelas ruas já está se tornando um pouco mais fácil. Em meu trajeto para casa, considerado o horário, optei pelas Marginais. O asfalto novo e a sinalização horizontal, para não dizer que estão perfeitos, encontram-se em muito melhores condições que há poucos meses. Consegui fazer todo o trajeto que separa as pontes Cidade Jardim (na Marginal Pinheiros) e a ponte das Bandeiras (na Marginal Tietê) sem cair em nenhum buraco!
Em vez de retornar diretamente para casa, resolvi aproveitar a tranqüilidade das noites de segunda-feira - sobretudo depois de um feriado prolongado - para deliciar-me, com uma excelente pizza e algumas taças de vinho Malbec, na Pizzaria Margherita, na rua Haddock Lobo, no bairro de Cerqueira Cézar.
Por razões que não preciso comentar neste espaço, meu trajeto seguinte, de volta para casa, atravessou o túnel do Anhangabaú, no qual máquinas trabalhavam para melhorar o asfalto. Ao chegar à avenida Dr. Zuquim, que há algumas semanas também se encontrava em obras de recapeamento, atravessei a onda verde dos sinais inteligentes - funcionando (!) - sem precisar parar nos cruzamentos (apesar da atenção necessária) e rodei por um asfalto novo em folha.
A razão de relatar tudo isso é a seguinte: não estamos em ano de eleição e podemos vislumbrar a prefeitura trabalhando. Naturalmente, essa constatação deveria ser permanente, mas o que estamos acostumados a vislumbrar são "obras de perfumaria" sendo executadas com o único e exclusivo propósito de angariar dividendos eleitorais. Dessa vez, parece que há mais responsabilidade e seriedade no que concerne à manutenção das vias públicas, que há tanto tempo mereciam atenção.
Também foi ótimo escutar, em entrevista à rádio CBN, o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, afirmar que a verba destinada a sua Secretaria foi triplicada neste ano e que o equipamento eletrônico que faz com que os sinais de trânsito se tornem "inteligentes" - adotando ondas verdes e alterando o tempo em que permanecem abertos ou fechados, conforme o fluxo de veículos nos distintos horários -, sofrerá manutenção.
Este blog já ofereceu o espaço de um artigo para elogiar a "Lei Cidade Limpa" do prefeito Gilberto Kassab, do Democratas. Hoje, em vez de tratar de algum aspecto negativo da administração ou apontar um problema que enfrenta o cidadão, preferi destacar algo que pode existir de positivo, também, na administração pública. Continue assim prefeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário